domingo, 10 de junho de 2012

Olá pessoal!

Vamos falar um pouquinho da carta um do Petit Lenormand: O Cavaleiro.

Essa carta dá movimento a qualquer jogada pois significa ação, coisas que vão ocorrer logo (previsões de longo prazo são na carta 9).

O Cavaleiro diz que é hora de agir, que precisamos deixar nosso espírito guerreiro liderar e ir em frente, pois o momento é propício para realizar um sonho, um projeto ou para uma união afetiva (naipe de Copas).

Se tem uma decisão a tomar, faça-a agora pois é a hora. Tem um obstáculo? Não recue, o rumo está certo!

O Cavaleiro também trás a mensagem de que o momento é propício para uma união afetiva.

Na visão Umbandista, a carta um simboliza Exu, o mensageiro e dono dos caminhos.

Que ele possa nos defender sempre!

79 comentários:

  1. eu fiz a seguinte pergunta ao tarot online:quem eu amo gosta de mim? e saiu o cavaleiro. o que quer dizer?

    ResponderExcluir
  2. Sim, ela gosta de você! E é algo quente, sexualizado. Se vc retribui a esse sentimento vá em frente, aja! Pois o momento é propício para uma união afetiva!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Quais os significados desta carta invertida?Perguntei se um rapaz vai me procurar e saiu o Mensageiro invertido...

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    É mais comum ler o significado invertido das cartas do Baralho Comum. No Baralho Cigano isso só acontece se o cartomante assim estipular. Eu mesma não costumo ler a carta com valor invertido.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. olá, tive uma história com um primo há 6 anos e a mãe dele nos separou, não me aceitava nao sei se porque eu era mais velha ou porque queria alguém com dinheiro pra ele. Não tivemos contato todos esses anos. Ele se casou e teve uma filha. Há 3 meses se separou e me procurou dizendo que sentia saudade e lembrava de mim. Eu sempre esperei por ele, fui casada por 4 anos,mas não esqueci nunca. Do nada,ele voltou para a mulher. Perguntei se ele ia voltar pra mim e saiu: cavaleiro, livros e obstáculos. O que quer dizer? Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gostei muito do blog. Estou iniciando no aprendizado das cartas, tenho muito interesse. Perguntei se deveria criar uma situação para encontrar um homem que me interessa e a resposta foi 1/30/28. Entendi que deveriapois um sentimento bonito surgirá. Minha interpretação está correta?
    Bjos,Jana.

    ResponderExcluir
  7. Sim, principalmente por causa de "O Cavaleiro" que diz que para ir em frente, com coragem e ousadia e que o momento é propício para uma relação afetiva (copas). Vá em busca do seu sonho! Beijao!

    ResponderExcluir
  8. Oi, amei o blog porque tira muitas dúvidas que eu tenho. Vc é muito generosa em compartilhar essas informações aqui. Gratidão!!
    Perguntei se vai dar certo um novo trabalho que estou querendo.
    Saíram o cavaleiro e a cigana. Aí fiquei confusa. Vc poderia me esclarecer?
    bjs
    Lucy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Esse trabalho que vc deseja pode dar certo sim, mas depende de vc tomar a frente do seu sonho e correr atras. Vc deve se encher de coragem e agir. O jogo lhe aconselha a isso. Pede uma acao, e logo!

      O cavaleiro fala da realizacao de projetos, por isso nao recue diante de obstaculos.

      Que bom q gosta do blog!

      Um abraco!

      Excluir
  9. Oi
    Qria parabenizar pelo blog, é mto legal e esclarecedor, estou passando por alguns obstáculos e dificuldades no relacionamento estamos num momento de decisão com meu amor, se avançamos ou paramos por aqui, perguntei qual seria o futuro do nosso relacionamento, saiu a carta dos lírios, aliança e cavalheiro. Qual seria a interpretação? Vamos conseguir superar as dificuldades e ficarmos juntos? Aguardo sua ajuda, obrigada e um forte abraço

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,
    Tenho estudado o Lenormand e as tiradas. Hoje testei aquela com 4 cartas (+1 do cigano) para saber o que se passa com outra pessoa em relação a um relacionamento.
    Bom, saiu o coração no "q ele pensa" + livro no "q ele sente" + sol no suas intenções + cavaleiro em suas ações. Interpretei que, em relação a essa pessoa o cara tem pensamentos regidos pela emoção (nao necessariamente amor, carinho, etc, mas que nao tem tido equilíbrio para pensar direito na questão).
    O livro no que ele sempre foi difícil, mas acredito que nem ele saiba direito o que sente, que ele tem relutado em abrir essa "caixinha" para ver o q tem dentro.
    Intenções com o sol é que ele quer resolver q pendenga.
    Ja o cavaleiro nas ações nao entendi bem, Pq o cavaleiro vem determinado a resolver o quanto antes, e nao é o caso. Ele tem se comportado como quem ignora o problema e segue a vida. Nao sei se o cavaleiro viria também dessa forma simulando uma determinação que é falsa.
    No caso, analisando a intenção desse cara com a moça, ele tenderia mais para desencanar e seguir o caminho dele ou tentar uma reconciliação?
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ciganinha!

      Eu pessoalmente acho muito positiva a carta 1 Cavaleiro quando sai para o amor. Ela aponta ação e ainda indica que o momento é propício para uma união afetiva. Por mais que ele seja um cara fechado (livro), a intenção dele é de clarear a situação (sol). Por isso ele pensa no coração, nas emoções. Talvez esteja surpreso com o que está sentindo e vivendo com relação a essa moça.

      Eu aposto que a moça vai ser procurada por ele sim. O Sol e o Cavaleiro confirmam isso. Aguarde e confie!

      Beijao!

      Excluir
    2. Oi querida. Vamos aguardar então. Obrigada pela ajuda na leitura. Beijos

      Excluir
  11. Olá, perguntei as cartas sobre um relacionamento que estou tendo com uma pessoa, se ele vai se casar comigo, saíram as cartas, 35 âncora, 26 livro, 29 mulher, poderiam me dizer algo pois não entendi, obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostaria da sua análise sobre esse jogo. Sou bissexual e joguei para saber se aparecia alguém nos meus caminhos um homem ou mulher ainda este ano, saiu a carta da aliança, jardim e cavaleiro ( ou mensageiro). Eu entendi que aparecerá um homem e que provavelmente será em algum tipo de evento ou passeio já que ultimamente tenho saído muito com amigos e algumas vezes tem saído o navio junto. Ultimamente tem saído muito aliança com coração e cavaleiro; jardim com aliança e cavaleiro; estrela com coração e cão. Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ciganinha, por favor, me dê uma ajuda. Perguntei ao baralho o que acontecerá entre eu e meu ex-namorado. As cartas foram: O cigano, a cigana e o urso. Não entendi o jogo. O que você acha?
    Desde já obrigado. Espero sua ajuda. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ciganinho! Sim, o cavaleiro representa um homem que está a caminho! Veja a direção do cavaleiro, ele vem surgindo de seu meio social, trazendo a aliança! Ele vai querer compromisso com você! O cavaleiro, com relação a tempo, faz previsões para logo. Pode ser de 15 a 30 dias. Logo vai acontecer!
      Um abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigado.

      Excluir
  14. Olá gostaria de uma ajudinha, tirei três cartas para pergunta sobre um relacionamento que tive, pois ele decidiu se afastar de mim, saiu,3-NAVIO-19-TORRE-9 RAMALHETE, agradeço atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ciganinha! Quando vi sua questão, entendi que você quer compreender porque ele se afastou, é isso? Se não foi essa a pergunta, me diga!

      Veja, o jogo mostra que ele decidiu tomar uma nova iniciativa na vida. Ele está refletindo sobre tudo, fazendo uma auto-análise e também quer ficar só. Porém, as flores mostram que ele ainda tem carinho por você, podendo voltar a lhe procurar. Mas isso pode levar algum tempo.

      Um abraço!

      Excluir
  15. olá perguntei ao baralho o que irá acontecer entre eu e meu rolo, qual o nosso futuro e saíram as seguintes cartas: A carta, A criança e A âncora. Não to conseguindo interpretar...
    A carta significa que algo ainda será revelado ou pode ser até uma proposta que irei receber, mas quando vejo a carta da criança junto não consigo interpretar!!!

    Me ajuda???!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ciganinha!

      Você vai receber um recado ou o seu rolo vai se comunicar com você. Ele lhe fará um convite para viver um novo momento no relacionamento. Uma nova fase onde deixarão de ser "rolo" para ser algo mais concreto e estável.

      Abraço

      Excluir
  16. Amei o blog e também sua generosidade em compartilhar conosco seus conhecimentos.
    Bençãos Divinas pra ti!
    Nane Castro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!
      Aqui trocamos conhecimento e crescemos juntos!
      Beijão e obrigada pela visita!

      Excluir
  17. Olá,

    Em relação ao cavaleiro ele é equivalente ao imperador no tarot ?
    Questionei sobre aparecer alguém legal para relacionamento sério e casamento , sairam as cartas : cavaleiro-sol-carta-nuvens-criança-arvore-anel.
    A interpretação é positiva certo? qual o tempo aproximado para conhecê-lo e a descrição dele (aproximada) tem como saber?

    abraços e prosperidade!

    adorei o blog e o material assim como a seriedade do assunto tratado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ciganinha! O caveleiro vem trazendo um novo amor pra você sim! No começo você não vai ter certeza se é ele, vai ficar confusa, mas com o tempo essa relação amadurecerá, virando um compromisso sério e duradouro!

      Tempo e descrição desse amor é algo mais delicado. Nessa tiragem apareceu mais de uma carta que fala de tempo. Por exemplo, Sol = Verão, Nuvens = Inverno. Carta = 1 semana, Arvore = 2 anos. Na minha opinião o Sol fala do novo amor ficando as demais cartas para a questão do tempo. Então poderíamos ARRISCAR dizer que dentro de uma semana você vai ter o contato com o essa pessoa, mas depois do inverno é que vão iniciar esse relacionamento e daqui a 2 anos é que vão ficar firmes a ponto, quem sabe, de casar. Veja bem, ciganinha, essa questão é apenas um palpite! Numa leitura com o baralho cigano podemos arriscar fazer esse tipo de previsão, mas com muita cautela.

      Beijão pra você!

      Excluir
  18. muito obrigada!!! beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  19. Olá ciganinha, estou adorando este blog, é sempre bom trocar conhecimentos, e vou aproveitar e pedir uma ajudinha, rsrs, fiz a seguinte pergunta, quais os sentimentos dele por mim mesmo estando afastado? Então tirei três cartas que foram, 1 cavalheiro, 30 lírios, 10 foice ,poderia me ajudar nesta interpretação, agradeço e fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ciganinha!

      Quais os sentimentos dele por mim?

      Cavaleiro + Lírios + Foice

      Ele gosta de você e tem vontade de viver um relacionamento. Tem bons sentimentos, porém essa intenção pode ser interrompida, é o que a foice demonstra.

      Um abraço

      Excluir
    2. Adorei, obrigada por responder, um abraço!

      Excluir
    3. Adorei, obrigada por responder, um abraço!

      Excluir
  20. Boa noite, estou passando um momento difícil na minha vida sentimental, então fiz o jogo com a pergunta: QUAL SERÁ MEU FUTURO NO AMOR, saíram as cartas, 19 torre, 28 homem, 2 trevo e aprendi a somar as cartas 19+28+2=4+9=1+3=4 (casa), peço que me ajudem na interpretação, agradeço e aguardo.

    ResponderExcluir
  21. Perguntei as cartas se minha chefe gosta de mim no gênero profissional e pessoal fiz o método das três cartas e saiu: Cavaleiro+foice+cachorro o que significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que não mesmo.Eu entendo que a Foice corta o que vem logo depois dela, no caso o Cão, que é uma carta que se refere a amizade, a gostar de alguém.Mas vamos ver se aparece alguém com outra interpretação, posso estar equivocada.

      Excluir
  22. GENTE, ALGUÉM PODE ME AJUDAR? FIZ A TIRAGEM DAS TRÊS CARTAS SOBRE O AMOR, SAÍRAM:
    CAVALEIRO, CAVALHEIRO(CIGANO) E CÃO.
    PERGUNTEI SOBRE A MINHA VIDA AFETIVA?
    AGUARDO A AJUDA DE VCS.
    BJS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima tiragem! Um amor fiel e companheiro está a caminho! Se vc já está se relacionando com alguém, pode confiar nesse homem.Tudo de bom!

      Excluir
  23. A CARTA DA CASA TAMBÉM ESTÁ SAINDO DEMAIS JUNTO COM ARVORE? E BOM PARA A VIDA AFETIVA. BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vida afetiva essa combinação fala das raízes, relacionamentos familiares fortes, do aconchego do lar, de uma família cheia de vida e de amor ou de constituir uma família. Ótima combinação para essa área!

      Excluir
    2. MUITO OBRIGADA CARTAS AMIGAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  24. Boa noite, pensei numa pessoa que gosto muito e perguntei as cartas se ele vai me procura, saiu 32 noite, 28 homem e 1 cavalheiro, me confundi com homem e cavalheiro na mesma tirada, pode me ajudar nessa interpretação? Aguardo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cartas mostram que ele vai procura você sim.
      Ju

      Excluir
  25. olá!!!

    Enfim, tive um desentendimento com meu namorado, e ele só entrou em contato comigo tarde da noite depois de ter saído pra beber com os amigos, mas ainda assim fiquei desconfiada!

    Perguntei ao baralho se ele está me traindo saiu: cavaleiro, montanhas e coração... se observar os valores das cartas a resposta é sim, correto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo traição nessas cartas.

      Excluir
    2. Eu tb nao vejo nada de traição ai.

      Excluir
    3. Quem sabe ele não está tentando vencer as dificuldades que tem no amor.

      Excluir
  26. ok meninas obrigado, mas qual seria a interpretação... tenho pavor dessa carta montanha...

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez anônimo ele tenha dificuldades em demonstrar os sentimentos.Se ele só entrou em contato depois que bebeu, é o que me parece. Posso está errada.
      mta luz

      Excluir
  27. Perguntei se vou voltar com o rapaz que gosto saiu fiz o método de duas cartas um do lado da outra e saiu cavaleiro+buque, interpretei que ele voltara logo acertei???
    Bj Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cavaleiro+Buquê=volta sim!boas cartas de aproximação para reconciliação.

      Excluir
  28. E Cavaleiro Passaros e Criança em ambitos amorosos::

    ResponderExcluir
  29. Cavaleiro+raposa+cruz ... a raposa ficou negativa nessa tiragem??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A raposa já é uma carta negativa. Existem cartas que amenizam o lado negativo delas.
      Muita luz

      Excluir
    2. mas o que siginifica mh tiragem ??

      Excluir
  30. Perguntei sobre o meu ex se iria me procurar então sairam as cartas:
    cavalheiro-nuvem-cigano
    Interpretei como se não está claro as coisas, ou ele vai me procurar porém não está claro o que vai acontecer? Por favor me ajudem ! Isadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isadora,
      ele vai te procurar mas está muito confuso e cheio de dúvidas.

      Rosa

      Excluir
  31. Olá! Boa noite fiz uma pergunta as cartas sobre o meu ex namorado se ia voltar a me procurar e o que me chamou a atenção foram as cartas que sairam na vertical:
    cigana-cigano-cavaleiro-pássaros-lírios, interpretei como ele vai me procurar, mas não vai ser sério? Porém, não consegui entender direito, alguém pode me ajudar? Tatiele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que alguém poderia me responder, por favor? Tatiele

      Excluir
    2. Porque nao seria "sério'???Por causa dos Pássaros?
      Essa carta indica tb conversas(que sao necessárias), relacionamento leve, cheio de romantismo e clima de paquera, como se fosse um inicio, entende?
      Pela presença da carta Lirios, eu diria que é sério sim.É uma boa carta que indica seriedade, honestidade e harmonia.Não sei qual o método que vc usou, mas to palpitando isso. pelo significado das cartas.

      Excluir
    3. Concordo plenamente com a ciganinha samsara
      muita luz

      Excluir
    4. Sim, Samsara e Helienita, por causa dos pássaros, obrigada pela interpretação! Bjos Tatiele

      Excluir
  32. Fiz uma pergunta sobre a volta com meu antigo namorado, pois terminamos recente mente,fiz a mesa real, porém é muito complexa então analisei as cartas 18 e 29, a partir da casa 17 as seguintes cartas na horizontal:
    chave-navio -coração-cruz-criança-passaros-foice- cão
    chicote-urso - casa- peixes -torre- anel- ancora- nuvem
    cavaleiro-raposa-cigano-lua-cigana-caminhos-carta-árvore
    estrela-buque- sol- cobra-montanha- lirios- livros- ratos
    jardim- trevo-caixão- cegonha
    Me parece que tem volta, mas não entendo muito bem, alguém pode me ajudar? Soraya

    ResponderExcluir
  33. pessoal uma ajuda coração cavaleiro chave nuvens casa pássaros estrela pedi as cartas que me revelassem oque ocorreia esta semana

    ResponderExcluir
  34. é o método de sete cartas uma lado a lado eu entendi que terei noticias de um amor do passado não entendi as nuvens mais ela esta rodeada de cartas positivas né?

    ResponderExcluir
  35. Olá. Gostaria de dar parabéns pelo blog. Infelizmente só o descobri agora. Tive um relacionamento de 12 anos com um homem, no qual amei muito, moramos juntos e mesmo depois de morarmos em casa separadas continuamos nos relacionando com idas e vindas. Estamos separados de novo. Tirei o baralho cigano com 36 cartas. Perguntei se ele voltava pra mim. Na carreira dele deu. 18 cão, 28 cigano, 01 cavaleiro e depois 30 lírios o resto das cartas não lembro. Pelo que vi nas cartas acredito que volte. Alguém ajuda por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor alguém responde meu post acima. Obrigada.

      Excluir
  36. Boa Noite!
    Então, eu e meu namorado temos religiões diferentes, eu levo super na boa mas ele não gosta muito dessa diferença e queria que eu fosse p religião dele. Eu amo ele e quero casar com ele mas quero continuar na minha religião. Fiz um jogo perguntando se ele vai me aceitar assim e saíram as cartas: cavaleiro+ raposa+ trevo+ pássaros... oque significa? me ajudem por favor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom amiga
      Boa Noite.
      Para mim, eu vejo, que ele está um pouco arredio com essa história.
      Isso não vai ser resolvido assim tão fácil minha querida.
      Cuidado com essa história, vejo muita desarmonia por causa dessa história.
      Ele pode até dizer que entende e que vai aceitar. Mas não acredite nisso, sará um momento em que ele vai tentar te dominar com muita cautela, como age uma RAPOSA.
      Cuidado, pois essa história pode acabar ate em separação.
      OK>.. Boa sorte.

      Excluir
    2. Aii e será que eu não posso fazer nada pra mudar isso? Ele sempre fala em morar junto em casar.
      Nós já terminamos uma vez por causa disso, ele terminou :/ mas o amor falou mais alto e voltamos, não ficamos uma semana longe um do outro...

      Excluir
    3. Tyaggo Padilha fiz outro jogo perguntando se eu posso mudar essa situação, saíram as cartas: cigana+ âncora+ torre+ cavaleiro... acho que tem chances sim ne?! ou não?! rsrs

      Excluir
    4. Sim amiga,
      vc tem sim muita chance de contornar essa história.
      Mas vá com calma, esse enredo não vai ser mudado assim de uma hora para outra.
      Use a sua força feminina que vc sabe usar quando quer, espere mudanças, que serão inevitáveis para que vcs fiquem bem e com uma relação totalmente firme.
      Vejo também que ele é muito fiel a crença dele, então seja esperta se abra mais seja mais sociável a religião dele, faça- o acha que está te convencendo, e no fim das contas vc quem vai ter convencido ele.
      Ok...
      Boa sorte.
      Qualquer coisa, me contate no meu email... tyaggo.padilha@gmail.com

      Excluir
    5. Amiga,
      Vejo vcs muito distantes um do outro por causa desse assunto.
      Cuidado com esse tema. seu namorado está dando muito ouvido a outras pessoas com relação a isso. Essa situação pode acabar levando ele embora da sua vida.
      Seja cautelosa...
      Beijosss

      Excluir
    6. Tyaggo muuuito obrigada por responder :) vc é muito atencioso.
      Bjs

      Excluir
    7. Aah e vou seguir o seu conselho, vou agir como a rapousa rsrs

      Excluir
  37. Bom dia meninas...Por favor...alguém pode me ajudar?
    Eu gosto de uma pessoa, parece que ele também gosta de mim já ficamos juntos algumas vezes mas como ele é casado, a gente acabou se afastando até que ele defina a situação dele, ou então, tentar esquecer de vez, não queremos ficar numa situação de amantes...nunca sonhei com ele mas nessa noite sonhei que eu estava indo num evento, era dia e chovia, mas o dia estava claro... aí eu vi ele saindo de uma casa de braço dado com uma mulher idosa que no sonho representava a mãe dele, eu fui por outra rua para ele não me ver, até que cheguei no lugar que queria, depois de um tempo ele tbm chegou com esta senhora...eu fugi de novo, não queria que ele me visse mas eu estava fugindo dele pq achava que estava mal arrumada, feia rs...então fiz o método meu sonho...saíram as cartas (no significado do sonho) sol e cão, seria um novo amor fiel, ou que o amor dele é fiel? e no conselho cigano e cobra....nossa fiquei confusa aí no conselho pq cobra é traição mas junto com o cigano....ele não quer traição? Para nós evitarmos a traição
    Wal

    ResponderExcluir
  38. Lulu. Estou colocando novamente meu post, pois não estou conseguindo ver as atualizações no outro post. Alguém ajuda por favor.
    Olá. Gostaria de dar parabéns pelo blog. Infelizmente só o descobri agora. Tive um relacionamento de 12 anos com um homem, no qual amei muito, moramos juntos e mesmo depois de morarmos em casa separadas continuamos nos relacionando com idas e vindas. Estamos separados de novo. Tirei o baralho cigano com 36 cartas. Perguntei se ele voltava pra mim. Na carreira dele deu. 18 cão, 28 cigano, 01 cavaleiro e depois 30 lírios o resto das cartas não lembro. Pelo que vi nas cartas acredito que volte. Alguém ajuda por favor. Obrigada.

    Responder

    ResponderExcluir
  39. Eu tbm...Postei aqui pq não consegui no outro
    Wal

    ResponderExcluir
  40. Lulu
    Olá tirei o método peladan e perguntei se o meu ex voltava. Bom não gostei muito do resultado, mas vamos lá. 01 - foice, 02- casa, 03- chicote, 04- estrelas e 05 cigano. Alguém ajuda? Obrigada

    ResponderExcluir
  41. Fiz a seguinte pergunta:
    Tenho chances de passar em um concurso
    Caíram:
    Chicote + cavaleiro+ Casa = estrela

    Creio que tenho essa chance,mas só depende de mim(estrela)...
    Preciso de disciplina (chicote + casa)
    Meu cavaleiro olha em direção ao chicote!Isso tem algo a ver?

    ResponderExcluir

Participe do blog deixando seu comentário! Adoramos saber sua opinião!

Para ajuda na interpretação dos jogos, por favor, não esqueça de informar a pergunta e o método utilizado, além da sua interpretação que é fundamental!